quinta-feira, 20 de junho de 2013

Xô mormo!!

  

   Oii pessoal tudo bom?Hoje eu vim aqui para falar de um assunto não muito legal mas que todos nós que temos algum bicho,principalmente cavalo, estamos muito preocupados com isso. Pois como a maioria sabe é muuuito contagioso e ainda é necessário o sacrifício do animal.
   Como eu tava muito preocupada com o assunto resolvi pesquisar e contar para vcs sobre essa doença.
   Então vamos começar pela história:
* Acredita-se que a  bactéria causadora da doença tenha vindo para o nosso pais em 1811 quando Portugal trouxe um grande número de cavalo para cá no qual a maioria morreu com os sintomas da doença.
   Por muito tempo o Brasil foi tendo caso de mormo mas depois dos relatos em 1967 e 68 o país passou 30 anos sem caso da doença.
   Bom agora que já sabemos como chegou no nosso lindo país.Vamos saber os sintomas:
*O animal começa a perde o apetite,febre,corrimento nasal( que são atamento infeccioso),dificuldade respiratória com tosse.Infelizmente o mormo não tem cura e mesmo tratado com antibióticos o bactéria ainda fica dentro do animal o que pode infectar outros animais.





E o mais importante,na minha opinião, como prevenir:
 *A doença é transmitida por meio do contato de animais doentes especialmente com secreção nasal e o pus dos abscessos que contamina o ambiente. Quando a um cavalo com mormo é necessário o isolamento da área e o sacrifício do animal contaminado.





   Espero ter ajudado pelo menos um pouco vcs a entender melhor sobre essa doença horrível.
Fonte: Para fazer esse texto me baseei na revista MUNDO EQUESTRE ANO V/ NÚMERO 61e as imagens tirei do Google
 
Espero que tenham gostado. Bjs!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário